5 de jun. de 2012

Análise de Concorrência



Sexta dica para montar um E-commerce

Bem, esse ponto deveria estar no seu plano de negócio, aquele que eu já comentei aqui na minha primeira dica para montar um e-commerce. Mas resolvi dar uma pincelada neste assunto, pois vejo que alguns profissionais esqueceram-se deste importante ponto.
A análise da concorrência nada mais é do que a análise do posicionamento dos concorrentes na Internet, esta análise te ajudará saber o que cada um está fazendo na web e principalmente qual é a força desse concorrente.

Nesta análise você saberá:
  • Qual a posição de cada um nas buscas do Google;
  • Quais os recursos tecnológicos que a concorrência esta oferecendo – navegue bastante nos sites dos concorrentes, faça uma lista com os principais recursos que te chamaram a atenção;
  • Qual a qualidade/usabilidade do site – avalie a experiência de navegação do site, se o site carrega as imagens e informações de maneira rápida, verifique se as informações de produtos e serviços ficam claras durante a sua navegação;
  • Quais as ações de marketing seus concorrentes estão utilizando na rede – durante sua busca no Google verifique se ele trabalha com links patrocinados, não se esqueça de verificar nas redes sociais se ele tem algum perfil, caso positivo, veja como ele interage com o público.
Lembre-se que essa análise tem que ser feita sempre com olhos de consumidor, para não prejudicar todo o trabalho.
Todas as informações que você “colher” será útil para você responder: Quem de meus concorrentes estão mais visíveis e mais relevantes para o meu público-alvo?
E principalmente essas informações te darão um “norte” de onde investir seus primeiros esforços tanto financeiros como de pessoal. Afinal você precisa primeiro se colocar a frente de seus concorrentes para depois investir para se manter neste lugar.
Agora que você relembrou da necessidade de fazer uma analise da concorrência, inicie agora a sua análise e #VamosJuntos colher os frutos de um bom e-commerce.
Depois me conte um pouco como foi esse processo pra você, gosto de saber :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião.

Conto sempre com a sua visita e participação.

Lucilene de Sá