31 de mai. de 2011

Campanha Adote um Carrinho Abandonado


No ano de 2010 a Forrester Reserch elaborou uma pesquisa onde conclui que 88% dos processos de compras on-line não são concluídas, o famoso abandono de carrinho de compras.

Mas como perder clientes e principalmente as compras não é nada bom estou criando em conjunto com a turma de Gerente de E-commerce da E-commerce School, esta campanha nesse humilde blog “Adote um Carrinho Abandonado” kkk.

Que tal trabalhar o seu carrinho abandonado? O que você acha de oferecer para o seu “novo” cliente que em vez dele montar um carrinho dele, ele “Adote” o carrinho que já está pronto? O que você acha que ele te responderia? Qual seria o seu retorno?

Meio fantasioso demais essa minha conversa, não?! Então vamos para a prática e realidade.

Atualmente existem várias ferramentas de análises que nos auxiliam a averiguar quais os pontos em que os clientes abandonam os carrinhos pois os carrinhos foram abandonados por algum motivo, por isto precisamos analisar. Algumas vezes depois de análises você vai chegar à conclusão que o maior problema é o valor do seu frete, falta de parcelamento, tipo de pagamento ou até mesmo você vai constatar que a maioria dos carrinhos possui produtos em comum.

Um bom exemplo e principalmente grátis é o Google Analytics que em seu relatório possui o Funil de Compra, onde você verifica exatamente o ponto de saída e pode tomar as devidas providencias para resolver as falhas. Verifique sempre as etapas dos processos do seu carrinho, veja se não estão muito complicadas e exigindo muito do usuário. Em via de regra os processos de carrinho tem que ser simples e rápidos que ajudarão na retenção de clientes.

Para recuperar o carrinho abandonado, você pode utilizar de algumas artimanhas do tipo, oferecer descontos extras, frete grátis, ofertas especiais de compra e etc. Como fazer? Simples, basta criar um e-mail marketing padrão onde você coloca o link do carrinho “abandonado”, após 48 horas que o carrinho foi abandonado você dispara o e-mail para o cliente lembrando-o do carrinho e concedendo um “plus” para esse cliente.

Enfim, sempre é muito bom analisar os abandonos de carrinhos e verificar onde seus clientes estão saindo do seu site e sempre tentar melhorar seu processo. Mas caso você deseje nos acompanhar na Campanha “Adote um Carrinho Abandonado” seja bem vindo! #VamosJuntos

3 comentários:

  1. Olá, Lucilene. Parabéns pelo artigo.
    Estou contigo nesta campanha (mesmo que atrasado).

    O carrinho abandonado é dos temas que está mais se discutindo com o amadurecimento do ecommerce brasileiro.

    O remarketing por email, que é a técnica de enviar um email para o cliente para tentar recuperar a venda, é uma forma muito eficiente e muito empregada hoje para recuperar carrinhos abandonados.

    Mas é muito importante trabalhar para evitar o abandono de carrinhos.

    No blog do iPAGARE escrevo dicas e artigos sobre como evitar carrinhos abandonados e recomendo um artigo em especial:

    Os 3 arqui-inimigos dos carrinhos abandonados
    http://www.ipagare.com.br/blog/conversao/principios-carrinhos-abandonados/

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávio, muito obrigada pelo seu comentário. Fico feliz de ter mais um nesta luta :D. Gosto muito dos seus artigos, sempre que posso eu leio todos.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião.

Conto sempre com a sua visita e participação.

Lucilene de Sá